sexta-feira, 9 de setembro de 2011

SAS


Outro tema debatido com o Fórum foi o novo modelo do Sistema de Assistência à Saúde. O responsável pelo Serviço de Saúde ao Servidor, Macedo, lembrou que há nove meses estão tentando buscar um novo modelo de atendimento, mas que o filho ainda não nasceu. Disse que não é falta de empenho. Macedo afirmou que os cálculos que envolvem o custo de um novo sistema é complexo.
Ele aponta um elemento que precisa ser levado em consideração: é que todo o aparato de instalação e equipamento do antigo IPE não existe mais e que isso é mais fator que dificulta e encarece o novo modelo de saúde que está em fase de elaboração.
Sebatiani afirmou que a contribuição do servidor para o sistema de saúde é inevitável. Deixou claro que o servidor que quiser Plano de Saúde terá de pagar por ele. Complementou dizendo que o valor da contribuição será bastante confortável. E que outra mudança substancial será quanto à regionalização do sistema.
A proposta é distribuir melhor pelo Estado os serviços de saúde que serão credenciados. Disse que nova pesquisa será lançada para poder dar continuidade aos estudos que vêm sendo feitos para propor o novo sistema de saúde. Por fim, o secretário pediu que os servidores, quando tiverem problema no atendimento em saúde pelos hospitais credenciados atualmente, que façam a denúncia, pois a Seap está realizando um controle mais efetivo e já autuou hospitais. E concluiu: a coparticipação financeira do servidor é necessária para melhorar a qualidade do atendimento. 
O superintendente do SAS anunciou o resultado da pesquisa de satisfação, respondida por 15 mil servidores – dos quais 79% concordam com a adoção de um novo modelo com coparticipação financeira dos servidores. Entre os que preferem a manutenção do sistema atual, quase 100% têm plano de saúde particular. Uma nova pesquisa de opinião será realizada, dessa vez apresentando detalhes da nova proposta. Uma reunião com a direção do SAS e os representantes das entidades sindicais ficou marcada para a próxima terça-feira (6), quando serão apresentadas informações prévias sobre os estudos do novo modelo. 
A próxima reunião do calendário mensal de encontros da secretaria com o Fórum ficou marcada para o dia 30 de setembro. Nessa ocasião, o governo apresentará proposta para mudanças no auxílio-alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário