quarta-feira, 10 de agosto de 2011

FES organiza calendário de mobilizações

A ASSUEL foi representada pelo presidente, Marcelo Alves Seabra, e o diretor executivo, Adão Brasilino




Mais de 20 representantes de 12 sindicatos estiveram reunidos para discutir e deliberar sobre diversos temas




Na plenária do Fórum das Entidades Sindicais desta terça-feira (09/08) mais de 20 representantes de 12 sindicatos estiveram reunidos para discutir e deliberar sobre a seguinte pauta: Projeto de Lei das Agências Reguladoras, ParanáPrevidência, Avaliação do governo e das negociações, assuntos gerais. "Vamos ter que trabalhar com mobilizações para conquistar melhorias", ressaltou Marlei Fernandes, coordenadora do FES.
 
Agência Reguladora - O deputado estadual Professor Lemos esteve na plenária e informou que o Partido dos Trabalhadores fez 18 emendas, entre elas uma com substitutivo geral. O FES entende que é preciso discutir esta forma de gestão do estado. A nova privatização não é mais pela apropriação total das atividades públicas com sua venda, agora o serviço é delegado ou concedido e gerido pelas agências reguladoras. "Hoje a tendência é que os setores que seriam privatizados são explorados a exaustão em suas concessões, depois se devolve o setor explorado para que o governo o recupere", afirmou Heitor Raymundo, coordenador do FES.
 
Graças à atuação de entidades, sindicatos e da oposição na Assembleia a votação do PL foi adiada por cinco sessões e deve voltar para a casa no dia 16.
 
Mobilização - Indicativo de Mobilização no dia 16 a partir das 13h em frente à Assembleia Legislativa e acompanhamento da sessão do dia. A informação que se tem é que o governo retirou o projeto da pauta, mas a mobilização deve ser mantida.
 
Saiba mais - A agência reguladora no Paraná foi criada no governo Lerner e agora se tenta incluir mais setores públicos como sanepar, copel, entre outros. A agência evita o desgaste do governador, já que as decisões ficam por conta da própria agência.
 
Em seu discurso a favor da criação da Agência, o Secretário de obras, Cássio Taniguchi, disse que é necessário ter efetividade na prestação de serviços. Isto é cortar as tarifas sociais como o luz fraterna, e dar garantias ao investidor.
 
A grande justificativa dos defensores da criação da agência é a crise mundial, diz-se que os países (Grécia, Espanha, Portugal) estão em dificuldades econômicas por terem mantido direitos sociais.
 
Paranaprevidência - Para os novos conselheiros da Paranaprevidência, eleitos no último mês, é necessária a participação dos sindicatos e dos próprios servidores nas reuniões discutindo os pontos de pauta previamente e trazendo o posicionamento das entidades participantes do FES.
 
Dia 25 serão as próximas reuniões do Conselho Fiscal (9h) e Conselho de Administração (14h), na sede da ParanáPrevidência.
 
Deliberações - A avaliação do governo e das negociações demonstrou que se deve lutar para conquistar. Para tanto um calendário de mobilizações será elaborado, veja:
Agosto e setembro: lutas setoriais (cada sindicato deve trabalhar demandas específicas com manifestações locais). Mobilizar as categorias para que em outubro se faça grandes atos conjuntos.

Dia 16/08 e 30/08 - atos da APP-Sindicato.
Dia 18/08 - ato do SindSaúde-PR.
Todos os sindicatos que tiverem agenda (atos, mobilizações, assembléias) devem comunicar aos integrantes do FES para ampla divulgação.
Outubro e novembro: atos unificados com luta intersindical.
 
- Dia 26/08 reunião de negociação na Seap, às 14h30. Com pré-reunião 10h.
 
Participaram da plenária: App-Sindicato, Assuel, Deputado Professor Lemos, Sindarspen, Sindespol, SindiSeab, Sindsaúde-PR, Sindsec, Sinteemar, Sinteoeste, Sintespo, Sintesu e Sipol.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SindiSeab

Nenhum comentário:

Postar um comentário