quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Consad elabora pesquisa de salários nos governos estaduais

A Pesquisa Salarial elaborada pela Fundação João Pinheiro para o Consad está em fase final de elaboração. Durante 80º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, realizado em Fortaleza neste dia 03, a instituição apresentou a revisão da pesquisa e informou que os relatórios estarão disponíveis para os Estados no site do Consad. “Os Estados tem até o próximo dia 8 para entrar no sistema e validar seus dados”, afirmou Thiago Borges, assessor da presidência da Fundação João Pinheiro. 


O objetivo da Pesquisa Salarial, que se tornará permanente, é conhecer os níveis de remuneração praticadas nos estados. O resultado subsidiará decisões relativas à política salarial e ajudará os secretários de Administração a tomar decisões referentes a recursos humanos nos seus estados. Uma das etapas mais complexas da pesquisa feita com base na folha de pagamento dos estados foi justamente compatibilizar a base de dados a ser comparada. Os estados usam nomenclatura diferente para nomear cargos, por exemplo. 

A pesquisa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Gestão para Resultados nos Estados e Distrito Federal (Prodev), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e visa fortalecer a gestão para resultados nos países em desenvolvimento. 

Para a realização do trabalho, foram definidos 124 cargos da administração pública estadual, sendo 90 deles efetivos e 34 cargos em comissão. Todos os governos dos estados e do Distrito Federal foram convidados a participar. 

Ficou definido previamente que a metodologia para o levantamento de dados seria feito a partir das informações sobre a remuneração efetiva. Todas as parcelas salariais foram especificadas na pesquisa, que foi dividida em quatro níveis de informação. O primeiro nível informa a remuneração real dos servidores nos estados que participaram da pesquisa e não apenas o piso salarial sobre o qual incidem benefícios.

Essa primeira rodada da pesquisa foi elaborada a partir das folhas de pagamento de maio de 2010 de todos os servidores dos governos estaduais. A segunda etapa foi o recebimento e a classificação dos dados dos estados de acordo com os critérios estabelecidos para a pesquisa. Os governos foram contatados para esclarecer sobre seus cargos e parcelas de remuneração. 

Depois, foi a vez do tratamento e consolidação dos dados levantados a partir da segunda etapa pela Fundação João Pinheiro. A última e quarta etapa será a apresentação dos relatórios de resultado no Consad. 

PESQUISA SALARIAL PERIÓDICA - Para acompanhar de forma real as movimentações remuneratórias dos Estados, o Consad definiu que a pesquisa salarial será periódica, com duas atualizações anuais. 

Quando a pesquisa foi iniciada, o objetivo era disponibilizá-la aos estados apenas em planilhas de Excel, mas depois de uma avaliação do Consad, para quem o conteúdo da pesquisa é uma ferramenta gerencial importante, a Fundação desenvolveu um sistema WEB em plataforma de armazenamento de dados. Dessa forma os secretários poderão utilizar os dados de forma mais ampla. 

Em 2011, o Consad vai fazer nova mobilização junto aos secretários para buscar a adesão de novos estados à pesquisa. Um dos objetivos é desenvolver um sistema WEB nos moldes da pesquisa salarial para disponibilizar indicadores de Gestão nas áreas de Segurança, Saúde e Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário